Orgulho

“Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” Tiago 4.6

Dizem ser o orgulho o pior de todos os pecados, pois seria ele a fonte de todos os outros. Teria sido em razão de uma disposição orgulhosa que o primeiro casal comeu do fruto proibido, trazendo morte e condenação para toda humanidade. 

Como toda atitude pecaminosa, o orgulho tem origem no coração do homem (Mc 7.21-23). Desde o Éden, todos nós pecamos e agimos de modo orgulhoso em diferentes situações. Com isso, o coração orgulhoso do homem está constantemente o fazendo pecar contra Deus e contra aqueles que vivem ao seu redor. 

O orgulho é capaz de destruir o coração. O orgulho pode manifestar-se no contexto do relacionamento conjugal e trazer grande destruição, proporcionando a ruína de um casamento. O orgulho ainda pode atingir amizades de longas datas e quebrar laços entre bons amigos. Toda essa destruição proporcionada pelo orgulho, faz jus ao que diz as escrituras em Provérbios 16.18: o orgulho vem antes da destruição (NVI).

Há ainda em outros textos bíblicos orientações claras para que fujamos do orgulho. Na carta aos Romanos, por exemplo, lemos com clareza sobre como deve ser nosso relacionamento com o próximo e sobre o real sentimento que deve dominar nossos corações:

“Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. ” (Rm 12.16)

Mais adiante, somos convidados no mesmo texto a fazer o bem e buscar a paz naquilo que depende de nós. O grande problema é que esbarramos na realidade de um coração orgulhoso e este mesmo nos impede de colocarmos em prática o amor, a paciência e as demais virtudes cristãs. Somos tão desesperadamente corruptos, que com rapidez identificamos o orgulho nas outras pessoas, mas tardamos em reconhecer em nós mesmos.  

Nosso maior desafio diante do orgulho é olhar para dentro e perceber como nosso coração tem manifestado essa disposição tão pecaminosa e danosa àqueles com quem compartilhamos a vida. Fujamos de um coração orgulhoso. 

Scroll to Top